quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Locutor de rádio brasileiro, o mais criativo!!!




newmanTenho um prazer imenso em estar aqui falando sobre minha segunda paixão, que é o rádio. Muito que conquistei nesses anos de “casamento” com a musica, foi graças ao meio de comunicação mais mágico que existe ainda já, em pleno século XXI em 2009 (data que escrevo esse post), o rádio AINDA continua vivo e forte.
Tenho acompanhado a evolução do rádio dominando as ondas virtuais na INTERNET, passando de um simples veiculo sem muita atenção principalmente de agencias e anunciantes, em uma novidade que chama a atenção principalmente pela sua abrangência que já se tornou MUNDIAL.
Vejo um fato que já é mais do que certo. No Brasil, o rádio, é feito de uma forma singular, não só pela parte técnica, mas tbm pela qualidade de nossos locutores, sonoplastas, produtores e comunicadores, que é simplesmente única.
Tenho acompanhado rádios em Portugal, México, Argentina etc… E a qualidade e criatividade do nosso profissional, brasileiro é indiscutível.
Mas existe um fenômeno, que tenho acompanhado durante alguns anos, que é às vezes excesso de subestima  ou até falta de personalidade do profissional de rádio, principalmente longe dos grandes centros pelo fato de não utilizar sua própria personalidade em gravações e no ar, e dando muita ênfase, em imitar outros profissionais já consagrados no meio de comunicação.
Tenho visto casos de locutores de uma técnica IMPECAVEL, só que se esquecendo de quem são, fazendo uso de seu imenso talento, mas basicamente “imitando”, outros locutores no ar.
Sempre que vejo essa situação, tento orientar, e tentar mostrar pra esse profissional, de que ele tem um valor, e que se ele quer progredir nesse meio, sendo ELE MESMO, irá mais longe e poderá inclusive, ajudar a mudar ou aprimorar o mercado de locução quem sabe mostrando uma forma nova de se gravar, ou respirar, ou entoar que seja.
Portanto amigo locutor principalmente. Lembre-se, faça radio, ame isso, mas não se esqueça de quem vc é, do seu valor, e que derrepente uma mudança esta em suas mãos em criar um estilo novo. Todos nós temos nos inspirado em alguém, no entanto, isso não queira dizer que tenhamos que SER aquela pessoa no ar. Pois conquistaremos mérito, não pelo nosso talento, e sim por soar parecido com alguém.
É algo a se pensar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário